Parque Natural Municipal Morro do Ouro

Localização

Apiai logo

 Apiaí - São Paulo.

Histórico

Francisco Xavier da Rocha, que havia sido Capitão Mor num dos Arraiais de Minas Gerais, foi fundador da povoação.

Histórico

Francisco Xavier da Rocha, que havia sido Capitão Mor num dos Arraiais de Minas Gerais, foi fundador da povoação.

Conta a tradição que, obrigado a sair inopinadamente de Minas Gerais por crimes que praticara, dirigiu-se com 150 escravos para a região Sul.

Em Itapetininga soube por um caçador, existir ouro em abundância nas nascentes do rio Apiaí.

O primeiro sítio em que se estabeleceu foi o lugar chamado Capoeiras (hoje Araçaiba), de onde seguiu para os lados em que edificou a primeira povoação que teve o nome de "Santo Antônio das Minas"

O então Governador, Dr. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura, em 1770 elevou o nascente povoado à categoria de Vila, com denominação de Santo Antônio das Minas de Apiaí, sendo que a Câmara de Municipal, começou a funcionar em 1774.

Em três lugares diversos esteve a Vila de Apiaí.

A segunda, chamada hoje Vila Velha do Peão, a alguns qulômetros da atual, era composta de aventureiros e escravos que estavam prontos a mudar-se para o primeiro lugar que oferecesse melhor vantagem.

Explorando novos pontos do território, foram alguns reconhecendo que a verdadeira mina de ouro estava ao sopé do Morro do Ouro, para onde todos afluíram, formando assim o terceiro e último povoado que apresentou com aspecto de maior permanência.

Em 14 de Agosto de 1771, o florescente povoado foi elevado a categoria de Município em obediência a portaria de Morgado de Mateus, sendo esse ato do então Governador da Província de São Paulo na época, D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura.