Árvores do Morro

Árvores do Morro - Manacá-da-Serra

Manacá-da-serra

Tibouchina mutabilis

 

 Manacá-da-serra, Tibouchina mutabilis, Apiaí

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular.

Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis.

Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.

logogo2  

Foto Galería

 

Árvores do Morro - Ingá-ferradura

Ingá-ferradura, Inga Sessilis, Apiaí

Ingá-ferradura

Inga Sessilis

 

 Ingá-ferradura, Inga Sessilis, Apiaí

Árvore de 5 a 8 m quando plantada ou até 20 m quando na floresta densa. O tronco é esguio, cilíndrico e acinzentado com manchas esbranquiçadas com lenticelas rufo pubescentes (glândulas com pelos avermelhados) atingindo 10 a 30 cm de diâmetro.

A copa é é arredondada e os ramos novos são angulosos. As folhas são compostas com 6 a 9 pares de folíolos com raque ou nervura central alada (com pecíolos ou haste com expansões em forma de asas) e com glândulas nectaríferas interpeciolares (entre os pecíolos). Cada folíolo mede 8 a 14 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de largura, quando jovens os folíolos são densamente pubescente (com pequenos pelos) na face inferior. A folha tem textura cartácea (semelhante a cartolina) e forma oblonga (mais longa que larga) com base arredondada e ápice ou ponta apiculada (com ponta curta).

As flores nascem na região superior do pedúnculo ou haste que surge nos brotos terminais, contendo 5 a 8 flores brancacentas, com uma bráctea (tipo de folha modificada) amarronzada e densamente pilosa e cálice (invólucro externo) inteiro ou com base de forma tubular, com corola (invólucro interno) com tubo de 2 a 3 cm de comprimento envolvendo muitos estames (órgãos masculinos) brancos e longos.

O fruto é uma vagem achatada e curva com 10 a 22 cm de comprimento; com casca vermelho amarronzada e densamente tomentosa (coberta de pelos longos) envolvendo sementes verdes recobertas por arilo aquoso e doce.

logogo2  

Foto Galería